Cidade e Cidadania em Portugal

Equipa do projecto

Investigador responsável:

Filipe Carreira da Silva (Instituto de Ciências Sociais, UL)
Investigador auxiliar do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa e membro do Wolfson College, Cambridge. Licenciado em Sociologia (ISCTE, 1998) inicia a sua carreira como Assistente Estagiário no Departamento de Sociologia do ISCTE. Em 2003, conclui o doutoramento na Universidade de Cambridge com uma dissertação em Teoria Sociológica Clássica ("In Dialogue with Modern Times. The Social and the Political Thought of G. H. Mead"). Realizou os seus estudos de pós-doutoramento nos Estados Unidos, em primeiro lugar na Universidade de Harvard e posteriormente na Universidade de Chicago. Publicou diversos artigos e livros sobre teorias sociológicas clássicas e contemporâneas. Os seus interesses académicos passam pelas teorias sociológicas, sociologia política urbana e estudos sobre cidadania. Mais informações

Outros investigadores:

Mónica Brito Vieira (New Hall, Cambridge University)
Research fellow em New Hall, Universidade de Cambridge. Obteve doutoramento em Outubro de 2005, na Universidade de Cambridge, com a tese "The Elements of Representation in Hobbes", sendo Research fellow em História do Pensamento Político/Teoria Política na mesma instituição. Trabalha actualmente num projecto relacionado com a história do conceito de representação (política) e do governo representativo, com enfoque nas intersecções entre estética, teatro e política. Integra o grupo temático "Pensamento Político e História Intelectual" da Faculdade de História da mesma Universidade. Os seus interesses académicos e os domínios em que tem publicado estão, neste momento, concentrados em três áreas – História Intelectual, História do Pensamento Político e Pensamento Político Moderno. Mais informações

Susana Cabaço (bolseira da investigação - Instituto de Ciências Sociais, UL) 
susana.cabaco@ics.ul.pt
Bolseira de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa desde Fevereiro de 2008. Licenciada em Sociologia (Faculdade de Economia, Univ. Algarve, 2006), onde foi bolseira de mérito. Prepara actualmente a dissertação de Mestrado em Política Comparada, pelo Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa. Integrou a equipa de avaliação do projecto "Arrisca +", do Programa Leader+, assim como a equipa técnica do projecto "Grândola em Rede para a Inserção", do Programa Equal. As suas áreas de interesse académico são a Sociologia Política e do Território, Cooperação e Desenvolvimento, Cidadania e Políticas Sociais.

Investigadores convidados estrangeiros

Desde o ínicio dos trabalhos de investigação, este projecto promoveu a estada no ICS de vários investigadores pós-doc estrangeiros. Para mais informações sobre os respectivos programas de pesquisa:

Rafael Merinero Rodriguez (rmerrod@upo.es)

Programa de investigação “Desarrollo Turístico Sostenible: el papel de la política local de turismo como instrumento de equilibrio entre ciudadanos y turistas”


Maria Antonia Ramirez Perez (maramper@upo.es)

Programa de investigação

 

Ipsos Portugal, Estudos de Mercado, Lda. (portipsos@mail.telepac.pt)
A Ipsos Portugal leva a cabo Estudos de Mercado, Quantitativos, Qualitativos, estando a realizar, para este projecto, as entrevistas aos Presidentes de Câmara da Área Metropolitana de Lisboa, assim como aos responsáveis da Divisão Financeira das Autarquias, pretendendo-se com os dados recolhidos conhecer os valores políticos do Poder Local.